Curso Padrões de Metadados para a INDE

31 de Maio de 2012 das 9h às 17h45

Baixe aqui os arquivos com a apresentação do Curso Padrões de Metadados para a INDE, em formato pdf: Parte 1 e Parte 2. Caso os links não abram, acesse em http://www.mundogeoconnect.com/2012/arquivos/31k/Rafael_Lopes_da_Silva_01_MundoGEOConnect_2012.pdf e  http://www.mundogeoconnect.com/2012/arquivos/31k/Rafael_Lopes_da_Silva_02_MundoGEOConnect_2012.pdf.

O Decreto-lei 6.666, de 27 de novembro de 2008, institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), com o objetivo de ordenar a geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, divulgação e o uso dos dados geoespaciais no Brasil.

Uma das componentes para alcançar esse objetivo é a elaboração de um padrão de metadados. O documento oficial e homologado, em dezembro de 2009, pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) para suprir esta necessidade é o Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB). Este documento foi elaborado pelo Comitê de Estruturação de Metadados Geoespaciais (CEMG) da CONCAR, em conformidade com a ISO19115.

Este curso visa a apresentar os conceitos sobre metadados, o Perfil MGB, a ISO19115, a ferramenta Geonetwork, os arquivos no formato XML, a criação e edição dos metadados e a consulta aos metadados.

Instrutor

Rafael Lopes da Silva . Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rafael Lopes também é Mestre em Engenharia de Computação, com ênfase em Geomática, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e, atualmente, é Doutorando em Meio Ambiente também pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como Supervisor de Mapoteca Digital, na Gerência de Infraestrutura de Dados, da Coordenação de Cartografia – CCAR, da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2011. Trabalhou na área de banco de dados na Mapoteca Digital e na área de fotogrametria na geração de ortofotomosaicos e modelos digitais de terreno, ambas na CCAR. É integrante do núcleo permanente do Comitê de Estruturação da Mapoteca Nacional Digital e também faz parte do Grupo de Trabalho de Dados e Metadados do CINDE, ambos pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR). Além de fazer parte, como suplente, da Comissão Técnica da DGC para assuntos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

2 Comentários

  1. Marcos Figueiredo
    Publicado 18 de abril de 2012 em 9:29 | Permalink

    Bom dia, gostaria de saber se o curso será ministrado à distância ou presencial.

    • admin
      Publicado 18 de abril de 2012 em 15:00 | Permalink

      Olá Marcos. Obrigado por entrar em contato.
      O curso será ministrado presencialmente, no dia 31 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), como parte da programação do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012.
      Att

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>