Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 03 / julho / 2013

Drones foram destaque em Conferência e Feira de Geotecnologias

MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), e contou com vários modelos de Drones na feira de produtos e serviços

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

Drones foram destaque em Conferência e Feira de geotecnologias Onofre Trindade  Drones foram destaque em Conferência e Feira de Geotecnologias

Onofre Trindade, Pesquisador da USP, foi palestrante no Seminário sobre Veículos Aéreos Não Tripulados

Tecnologia que ganha cada vez mais importância no mercado global e nacional, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones)  foram destaque destaque na feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect 2013, que contou com mais de 10 modelos em exposição, de diferentes marcas e fabricantes. Para apresentar ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, o evento apresentou o Seminário VANTs, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.

“O tempo das aeronaves não tripuladas simplesmente como aviões que voam sozinhos já passou. É preciso hoje dar um uso viável para essas aeronaves, sob o aspecto de segurança e econômico”, afirmou Onofre Trindade Junior, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).  “Na palestra no MundoGEO#Connect, nós apresentamos uma iniciativa livre que vem sendo desenvolvida na USP para disseminar a cultura das aeronaves não tripuladas e fazer com que o processamento das imagens seja feita na aeronave, para gerar o mapeamento temático a bordo e transmiti-lo antes da aeronave pousar”, informou o pesquisador.

VANTs para defesa e segurança

No último dia do evento foi realizado o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, mostrando como a segurança, o combate ao tráfico de drogas e o monitoramento de multidões podem ser melhorados com a ajuda das ferramentas de inteligência geográfica e, dentre elas, os VANTs.

“De uma maneira geral, o VANT tem as mesmas capacidades de geração de produtos cartográficos e de imagens quanto as aeronaves tripuladas. No futuro, todas as aeronaves deverão ser VANTs, com exceção daquelas que carregam passageiros, e as aplicações civis certamente serão as mais importantes e diversas. As aplicações militares também são importantes, mas elas já existem e têm volume reduzido, a não ser em nações que têm algum conflito”, completou o pesquisador da USP.

Drones foram destaque em Conferência e Feira de geotecnologias  Drones foram destaque em Conferência e Feira de Geotecnologias

VANTs foram tema de um seminário no 2º dia do MundoGEO#Connect 2013

Materiais disponíveis

Em 2014 o evento acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.