Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 14 / junho / 2013

OSGeo promove evento sobre laboratórios de SIG Livre no Brasil

OSGeo Laboratorio Brasil OSGeo promove evento sobre laboratórios de SIG Livre no BrasilA Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) anunciou no ano passado, em conjunto com a Associação Cartográfica Internacional (ICA em inglês), a abertura de laboratórios no Brasil da rede ICA-OSGEO Labs.

O projeto ICA-OSGEO Labs nasceu, em 2012, da iniciativa do comitê de Open Source da ICA e da Fundação OSGeo. São hoje 24 laboratórios participantes em todo mundo, sendo a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) os primeiros parceiros envolvidos no Brasil.

No dia 18 de junho será realizada a primeira reunião da rede ICA-OSGEO Labs no Brasil, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), de forma paralela ao MundoGEO#Connect 2013 – Conferência e Feira e Geomática e Soluções Geoespaciais.

Os objetivos da rede ICA-OSGEO Labs são estabelecer oportunidades de pesquisa e treinamento em SIG Open Source, desenvolver uma plataforma mundial de aprendizagem e criar infraestrutura de ensino e pesquisa nos tópicos de dados e padrões abertos e software livre na área geoespacial.

Para esta reunião, são convidadas universidades, instituições de pesquisa e demais organizações e indivíduos envolvidos com o tema, e que tenham interesse em participar de diversas formas, seja estabelecendo outros nós da rede, colaborando com conteúdo ou participando dos treinamentos. No Brasil, há o interesse especial no ensino e pesquisa ligados a normas, padrões e software para infraestruturas de dados espaciais locais, regionais e nacional.

Agenda

10h Abertura e apresentação da Rede ICA-OSGeo Labs

10h30 Experiências no uso e ensino de software livre em instituições brasileiras

11h INDE-BR Capacitação e Pesquisa na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

11h30 Apresentação do Nó brasileiro da Rede ICA-OSGeo Labs

12h Formas de colaboração com a rede e debates sobre os próximos passos a serem tomados.

O Workshop  ICA-OSGEO fará parte da grade de atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica, portanto a entrada é livre mediante registro para visitar a feira.

Inscrições abertas

As inscrições para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.

Em caso de dúvidas, mande um email para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 e (11) 4063-8848.