Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 28 / junho / 2013

Evento apresentou as mudanças no uso de dados geoespaciais

Seminário internacional foi realizado em São Paulo, junto ao MundoGEO#Connect 2013, e demonstrou as tendências do setor geoespacial

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu na última semana, em São Paulo (SP), e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

MundoGEOConnect 2013 MegaTendências Paulo Guilherme Cabral Evento apresentou as mudanças no uso de dados geoespaciais

Paulo Guilherme Cabral, do Ministério do Meio Ambiente, apresentou o Cadastro Ambiental Rural

Um dos principais destaques da Conferência, o Seminário MegaTendências, era muito aguardado por fornecedores, gestores e usuários de informação geoespacial. Realizado no dia 18, logo após a abertura oficial do evento, com palestras ministradas por especialistas do Brasil, Venezuela, Argentina, Canadá e Estados Unidos, o Seminário procurou mostrar o que será realidade nos próximos anos, e para isso trouxe temas atuais para discussão junto ao público – presencial e online -, como por exemplo o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para apresentar sobre o novo instrumento de regularização ambiental rural do Brasil, esteve presente Paulo Guilherme Cabral, representante do Ministério do Meio Ambiente.

“Este é um evento muito importante, pois podemos dialogar e conhecer tecnologias, empresas e profissionais que estão na ponta do processo de fornecimento de serviços e recursos tecnológicos que permitem identificar e imagear os imóveis e territórios rurais do Brasil”, afirmou Paulo Guilherme, Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

O Seminário MegaTendências teve ainda a participação de dirigentes ligados ao setor geoespacial internacional, tais como o evento alemão Intergeo; Associação alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão Territorial; Rede Geoespacial da América Latina e Caribe (GeoSUR); Open Geospatial Consortium (OGC), Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA); Lincoln Institute of Land Policy; e Global Spatial Data Infrastructure (GSDI).

MundoGEOConnect 2013 MegaTendências Trevor Taylor Evento apresentou as mudanças no uso de dados geoespaciais

Trevor Taylor, responsável pelos serviços do OGC nas Américas, falou sobre infraestruturas de dados espaciais no mundo

“Gosto muito do evento e das publicações da MundoGEO, principalmente pelo trabalho realizado em conectar a comunidade latino-americana e global”, afirmou Peter Grougnard, fundador e CEO da Septentrio, fabricante europeia de receptores profissionais para GNSS, palestrante no seminário. “Neste evento nós vemos muitas negociações e parcerias, que não vemos frequentemente na Europa, e o Brasil, por razões geográficas e geofísicas, possui necessidades que também não são vistas na Europa, tais como medições atmosféricas. Nós temos sorte de poder trabalhar com parceiros brasileiros, o que nos permite desenvolver soluções para atividades atmosféricas intensas. Nós já fazemos isso há alguns anos, em parceria com a Universidade de São Paulo. Estar aqui, para mim, significa fortalecer minha rede e começar novos contatos e relações de negócios”, conclui Grougnard.

Materiais disponíveis

Em 2014 o MundoGEO#Connect acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis, acesse a página do Seminário MegaTendências e clique nos links das palestras, disponíveis em formato PDF.  Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com.