Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 26 / junho / 2013

MundoGEO#Connect 2013 reúne 3.540 profissionais do setor geoespacial

Conferência e Feira de geotecnologias aconteceu em São Paulo, de 18 a 20 de junho, com participantes de 25 países. MundoGEO#Connect 2014 já está marcado e terá espaço ampliado para 7.500 metros quadrados visando ampliar os conteúdos

MundoGEOConnect 2013 FeiraLogo MundoGEO#Connect 2013 reúne 3.540 profissionais do setor geoespacial

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP) e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

Emerson Granemann, diretor da MundoGEO, comenta que 94% dos participantes avaliaram positivamente e 92% indicariam o evento a um colega. “89% aprovaram a infraestrutura do local, 93% opinaram que a feira apresentou novidades, 89% gostaram dos conteúdos apresentamos nos seminários, fóruns e cursos e 92% avaliaram positivamente a organização do evento como um todo. Estas avaliações confirmam nossas expectativas e nos desafiam a sempre buscar melhorar ainda mais a relação custo benefício para os participantes, apoiadores e patrocinadores do evento” conclui Granemann.

A feira de produtos e serviços, além de contar com muitas novidades em softwares e soluções, neste ano teve diversos modelos de Veículos Aéreos Não Tripulados em exposição (VANTs ou Drones). Tecnologia que avança rápido no Brasil, os VANTs foram uma grande atração para usuários e também entusiastas deste mercado, que puderam conferir de perto mais de 10 modelos em exposição. O espaço da feira esteve muito movimentado nos três dias do evento, com negócios e parcerias nacionais e internacionais realizadas em seus corredores, salas de reuniões e estandes.

Evento internacional

Um dos principais destaques da Conferência, o Seminário MegaTendências, era muito aguardado por fornecedores, gestores e usuários de informação geoespacial. Realizado no dia 18, logo após a abertura oficial do evento, com palestras ministradas por especialistas do Brasil, Venezuela, Argentina, Canadá e Estados Unidos, o Seminário demonstrou o que será realidade nos próximos anos, e trouxe temas atuais para discussão junto ao público – presencial e online -, tal como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para apresentar sobre o novo instrumento de regularização ambiental rural do Brasil, a conferência trouxe Paulo Guilherme Cabral, representante do Ministério do Meio Ambiente.

“Este é um evento muito importante, pois podemos dialogar e conhecer tecnologias, empresas e profissionais que estão na ponta do processo de fornecimento de serviços e recursos tecnológicos que permitem identificar e imagear os imóveis e territórios rurais do Brasil”, afirmou Paulo Guilherme, Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

O Seminário MegaTendências teve ainda a participação de dirigentes ligados ao setor geoespacial internacional, tais como o evento alemão Intergeo; Associação alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão Territorial; Rede Geoespacial da América Latina e Caribe (GeoSUR); Open Geospatial Consortium (OGC), Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA); Lincoln Institute of Land Policy; e Global Spatial Data Infrastructure (GSDI).

MundoGEOConnect 2013 Feira MundoGEO#Connect 2013 reúne 3.540 profissionais do setor geoespacial

Eventos e encontros especiais

No final do 1º dia da Conferência foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), contando com a presença de 24 empresas que elegeram a diretoria para os próximos três anos do Instituto, o qual tem como principais objetivos a criação de uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Para mais informações, consulte a categoria de notícias exclusiva do IBG.

No dia 19 de junho foi realizada a conferência internacional Location Intelligence Brazil (LI Brazil), mostrando as principais aplicações da tecnologia geoespacial no mundo dos negócios. Este evento aconteceu graças à uma parceria entre a MundoGEO e o Directions Magazine, portal internacional de notícias sobre soluções geoespaciais que realiza o evento Location Intelligence nos Estados Unidos anualmente. “Foi uma grande oportunidade para oferecer um fórum educativo, que abordou as aplicações da tecnologia de localização na computação empresarial e inteligência de negócios”, diz Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine. Com tradução simultnea para espanhol e inglês, a LI Brazil contou com o patrocínio do HERE – uma unidade da Nokia, da Geofusion e da MapLink, com o apoio da GeoConexion.

Durante o MundoGEO#Connect 2013, mais de vinte universidades e diversas associações de profissionais do setor organizaram encontros para debates sobre formação, união de esforços e integração com empresas visando o desenvolvimento da inovação. Assim, fez parte da programação o 1º Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos, que debateu formação e atribuições destes profissionais.

Já na quinta-feira o destaque da conferência ficou por conta do Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, demonstrando como a inteligência geográfica pode garantir maior eficiência e reduzir custos na gestão de segurança e defesa de um país, estado ou cidade. “Um sistema de informação geográfica permite não só acompanhar todo o processo da segurança nacional, mas também fornecer o conhecimento preditivo e a consciência situacional, comum com as várias áreas que se ocupam da segurança de um país”, afirmou João Canais, Gerente de Negócios da Esri, palestrante no painel sobre Vigilância Territorial e Operações em Defesa e Segurança.

“Mais uma vez o MundoGEO#Connect mostrou que é o evento com a ‘cara’ da América Latina, com apresentações de especialistas no mercado local, mas sem perder o foco nas tendências globais”, afirma Eduardo Freitas, coordenador técnico da conferência. “Um dos pontos altos do evento foi a Premiação, realizada na quarta-feira logo após o jogo do Brasil, quando foram reconhecidas as personalidades, empresas e marcas de maior destaque no setor”, conclui.

Cerimônia de premiação

edição 2013 do Prêmio MundoGEO#Connect aconteceu na quarta-feira, 19 de junho, no final do segundo dia do evento. Foram reconhecidos empresas, instituições, marcas, softwares, equipamentos e pessoas que contribuiram para melhorar o setor de geotecnologia no último ano. A votação foi feita exclusivamente pela internet, com 70% dos votos vindos do Brasil e 30% do restante da América Latina. Ao todo, 27 troféus foram entregues, em uma cerimônia marcada por emoção e muita vibração por parte dos vencedores.

Neste ano o Prêmio MundoGEO#Connect contou com categorias novas, como as de Marcas Globais Mais Lembradas e a de Melhor Página do Facebook sobre Geotecnologias, e que tiveram ampla votação online. A MundoGEO e a Garmin – patrocinadora oficial do Prêmio MundoGEO#Connect, parabenizam todos os vencedores que, assim como os outros finalistas, trabalham para fortalecer o mercado geoespacial. Confira os vencedores das 24 categorias do Prêmio MundoGEO#Connect e das instituições recebedoras de três prêmios especiais.

Vencedores do Prêmio MundoGEOConnect 2013 MundoGEO#Connect 2013 reúne 3.540 profissionais do setor geoespacial

Vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect 2013


Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.