Gratuita e de fácil navegação, a ferramenta integra informações analíticas de 138 projetos, todos georreferenciados
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou recentemente uma plataforma digital inovadora que promete revolucionar o acesso a dados geoquímicos no país.
Gratuita e de fácil navegação, a ferramenta integra informações analíticas de 138 projetos realizados por pesquisadores do SGB, todos georreferenciados, reunindo dados de amostras de sedimentos de corrente, solos, rochas e concentrados de bateia.
Além disso, a plataforma permite pesquisas por diferentes métodos analíticos, como ICP-OES, ICP-MS e Espectrometria de Fluorescência de Raios X, oferecendo um amplo leque de filtros e recursos para análises mais precisas e direcionadas.
A plataforma está totalmente integrada ao portal RIGeo, já conhecido por concentrar dados geocientíficos de diversas naturezas, e traz como destaque o pioneiro estudo sobre o potencial mineral do lítio no Brasil, tema estratégico para o setor energético e para a indústria de alta tecnologia.
A iniciativa reforça o compromisso do SGB com a ciência aberta, democratizando o acesso à informação e apoiando pesquisas acadêmicas, planejamento governamental, atividades de mineração e gestão ambiental.
Acesse aqui.
Com informações e imagens do SGB
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: