A novidade representa um avanço para pesquisadores, gestores públicos, estudantes e profissionais que atuam em planejamento territorial, gestão ambiental e pesquisa científica
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibilizou gratuitamente os dados do Mapa Geológico do Brasil em formato shapefile (shp), um dos padrões mais utilizados em sistemas de informação geográfica (SIG).
A novidade representa um avanço para pesquisadores, gestores públicos, estudantes e profissionais que atuam em planejamento territorial, gestão ambiental e pesquisa científica.
O Mapa Geológico do Brasil em formato shapefile pode ser baixado na plataforma GeoSGB, clicando em Integração Geológica Regional e, em seguida, em Brasil.

O formato shapefile permite integração direta com softwares SIG, possibilitando a combinação com outras bases georreferenciadas e a realização de análises espaciais avançadas.
Os arquivos abertos oferecem informações na escala 1:2.500.000 sobre a geologia brasileira e podem ser usados para subsidiar estudos, orientar políticas públicas e apoiar decisões estratégicas em áreas como meio ambiente, infraestrutura e mineração.
O acesso aos dados em formato vetorial amplia a transparência e democratiza o uso da informação geocientífica.
A estrutura do shapefile inclui arquivos que armazenam geometrias e atributos, como nomes, áreas e coordenadas, permitindo uma leitura completa das formações geológicas do território nacional.
Com informações e imagens do SGB
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:
