Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS
Notícias - 27 / janeiro / 2015

Tecnologia laser 3D e topografia convencional: o que é mais vantajoso?

Com inúmeras aplicações, precisão e detalhamento inigualáveis, a tecnologia avança rápido e se aproxima cada vez mais das técnicas convencionais de topografia

Apesar de ser a metodologia mais nova nas medições de campo, o laser scanning 3D utiliza o mesmo princípio da estação total, onde basicamente é feita a medição de ângulos e distâncias para o posicionamento tridimencional. A diferença está na coleta abundante de informações num curto período de tempo. O título “3D” surgiu pelo fato do equipamento armazenar, como dado bruto, essencialmente coordenadas XYZ, calculadas em tempo real a partir das medições lineares e angulares.

O produto mais básico do laser scanner 3D é a Nuvem de Pontos, a qual é essencialmente a junção de todos os pontos medidos por cenas independentes, num único sistema de coordenadas. Além das coordenadas XYZ, também é obtida a intensidade de retorno do laser para cada ponto, o que ajuda bastante a identificar elementos em campo em função do material e da cor.

Quanto à precisão, nas condições usuais, pode-se dizer que o laser fixo é o mais preciso deles, podendo chegar a valores melhores que uma polegada, entretanto é o mais limitado em alcance. Novas possibilidades podem ser alcançadas com o laser scanner terrestre móvel, um sistema formado por diversos sensores. Embarcado em uma plataforma móvel (veículo), a coleta de dados se dará em movimento, onde todos os sensores estarão realizando suas medidas.

Conceitos, características, processamento de dados e diferentes técnicas serão mostradas no Curso Laser Scanning 3D: Fixo e Móvel, que vai ser realizado no dia 6 de maio em São Paulo. Com duração de 7 horas, você poderá conhecer ainda diferentes equipamentos, como extrair dados, registrar cenas e conhecer um pouco sobre a história desta tecnologia.

Para conhecer as diferenças e vantagens desta tecnologia em relação aos processos tradicionais de coleta de dados, bem como os ganhos de produtividade e de qualidade nos trabalhos, além de limites e aplicações, participe do Seminário Laser Scanning 3D: Tecnologia e Aplicações, no dia 5 de maio.

O Curso e o Seminário sobre Laser Scanning 3D vão durar o dia inteiro e serão realizados durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015, em São Paulo (SP). Veja as opções de inscrição para a conferência MundoGEO#Connect 2015.

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. As inscrições para os seminários, fóruns cursos já estão disponíveis no site do evento. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

MGEO#Connect2015-Laser3D

Curso e Seminário vão instruir e discutir sobre a tecnologia dos levantamentos a laser em 3D