Visiona apresenta na MundoGEO Connect 2022 tecnologia de ponta que permite realizar a predição de infestações da Dengue com antecedência de até quatro semanas

Sistema de inteligência artificial analisa o histórico de casos, densidade larvária e variáveis climáticas de anos anteriores e representa espacialmente áreas com alta probabilidade de ocorrência de novas infestações do mosquito

visiona-deteccao-dengueVocê sabia que o Brasil tem o maior número de casos de dengue no mundo? Segundo matéria publicada pela Globo, em rede nacional, do começo do ano até o dia 23 de abril, o Ministério da Saúde registrou mais de meio milhão de casos de dengue no Brasil — quase o mesmo número registrado em 2021 inteiro.

Preocupada com esse cenário crescente, a Visiona Tecnologia Espacial estabeleceu parceria com a empresa alemã DIPTERON, que desenvolveu um sistema de inteligência artificial que analisa o histórico de casos, densidade larvária e variáveis climáticas de anos anteriores para representar espacialmente as áreas críticas para possíveis novas infestações do mosquito.

O algoritmo espacializa dentro da WebVis, plataforma de geointeligência da Visiona, um mapa de calor, apresentando os dados com precisão de até 150 metros, auxiliando os municípios na tomada de decisão.


Plataforma WebVis – Espacialização dos possíveis focos de mosquito Aedes

A predição das infestações é feita com alta acurácia e com até quatro semanas de antecedência, o que torna a ferramenta essencial para a realização de ações preventivas e de combate à Dengue, febre Amarela, Chikungunya e Zika.

A identificação das áreas de risco, o histórico de casos e a mensuração do nível de risco de cada área ajuda a identificar a população em risco e a criar ações assertivas, otimizando o tempo das equipes de saúde e diminuindo o número de novos contágios e mortes.

Para mais informações a respeito dessa ou de outras soluções, visite-nos no estande n°224 e conheça todas as nossas iniciativas que contribuem para acelerar a capacitação do setor espacial brasileiro.

Sobre a Visiona

A Visiona é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras, voltada para a integração de sistemas espaciais. Criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). A empresa foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018, a Visiona anunciou o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB, e concluiu com êxito o primeiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de satélites desenvolvido no Brasil. A Visiona também fornece produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas Bandas X e P.

Sobre a DIPTERON

Empresa alemã, com sede em Darmstadt, Alemanha, foi fundada em 2018. Especializada no desenvolvimento de soluções para detectar as áreas de risco de infestação dos mosquitos Aedes utilizando serviços de satélites de Sensoriamento Remoto e de técnicas de inteligência artificial. É detentora de prêmios internacionais e foi selecionada para o programa de Incubação da Agência Espacial Europeia (ESA), bem como programas de aceleração da União Europeia.

Mais informações:
www.visionaespacial.com.br