Replay do debate sobre a proposta de Normas para Cadastro e Sinter

No fim de março será realizado na capital baiana um encontro sobre os desafios para o cadastro territorial no Brasil e em maio um seminário acontecerá na capital paulista sobre o Sinter

Nos últimos dias de seu governo, a presidente Dilma Rousseff assinou o Decreto 8.764, que instituiu o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), dispositivo que centraliza em um banco de dados geoespaciais todas as informações sobre o registro de terras e imóveis no país.

A expectativa é que a implementação e operação do Sinter gere oportunidades para profissionais e empresas do setor de Geotecnologia, principalmente na área de Cadastro Territorial.

Para falar sobre a padronização no Cadastro, foi realizado um webinar no dia 2 de fevereiro com os palestrantes Artur Caldas Brandão (UFBA) e Alessandro Machado (Confea), que você pode assistir novamente na íntegra:

Assista agora

Entenda o processo de construção das Normas ABNT Confea para o georreferenciamento urbano no contexto do sistema de Cadastro Territorial brasileiro.

“Foi revelador o grande interesse da audiência durante o debate, principalmente em relação à precisão dos dados que serão gerados no georreferenciamento de imóveis urbanos e a habilitação dos profissionais que vão realizar os levantamentos”, comenta Eduardo Freitas, moderador do webinar. “Esperamos que a comunidade se envolva ainda mais na discussão a partir dos eventos que vão acontecer nos próximos meses, e que posteriormente se abram muitas oportunidades para os profissionais e empresas do setor de Geotecnologia”, comemora.

Desafios para o Cadastro Territorial no Brasil

No dia 27 de março será realizado no Auditório da Escola Politécnica da UFBA, na capital baiana, o Seminário Nacional Desafios para o Cadastro Territorial no Brasil.

Dentre os temas, estarão:

Por uma estrutura nacional de regulamentação do Cadastro no Brasil
O Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter)
Georreferenciamento de imóveis e de parcelas territoriais urbanas

+Informações
Prof. Artur Caldas Brandão (acaldas@ufba.br)
Profa. Suzana Daniela Rocha Santos e Silva (suzanadrss@ufba.br)

Sinter no MundoGEO#Connect

No dia 17 de maio será realizado em São Paulo (SP) – como parte da programação do MundoGEO#Connect – um seminário no qual serão divulgadas as normas que estão sendo criadas para o manual operacional do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), relativamente a levantamentos cadastrais de imóveis urbanos. Será um oportunidade única de debate e esclarecimento do tema junto à comunidade.

O seminário sobre o Sinter será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que acontece de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

Confira a matéria sobre o Sinter publicada na Revista MundoGEO edição 91

Fonte: MundoGEO