XMobots – Tecnologia de Drones na cultura da Cana

A cultura da cana-de-açúcar no Brasil é de grande destaque nacional e internacional. Hoje, no Brasil, são mais de 10 milhões de hectares de área plantada destinada à cana-de-açúcar

canaTecnologia e Agricultura no Brasil caminham juntas há muito tempo e sempre com o objetivo de trazer inúmeros benefícios ao país, dentre eles a elevação da produtividade das diversas culturas existentes, assim como a melhoria constante das técnicas envolvidas.

A cultura da cana-de-açúcar no Brasil é de grande destaque nacional e internacional. Hoje, no Brasil, são mais de 10 milhões de hectares de área plantada destinada à cana-de-açúcar. E ocupamos o posto de um dos maiores produtores da cultura no mundo.

Quanto à tecnologia de drones ou RPA (Remote Piloted Aircraft), a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que existem cerca de 50 mil drones licenciados para operar no Brasil e cerca de 40% estaria dedicado ao Agronegócio.

Tal tecnologia nos canaviais brasileiros tem trazido inúmeros benefícios para aqueles que a exploram cada vez mais. O segmento sucroenergético é o responsável pelo maior market share do mercado de drones. E são inúmeras as vantagens que esta tecnologia traz às usinas e aos produtores de cana, todas trazendo a otimização de tempo e recursos, além de elevação da produtividade.
Quando falamos da aplicação da tecnologia de drones ao mercado sucroenergético, é fundamental falarmos da XMobots, a maior empresa brasileira de drones, e que hoje, atende mais de 30% do mercado sucroenergético nacional.

A XMobots desenvolve e produz seus próprios drones, sendo que um deles, o Arator 5B, é o único com habilitação e certificação para realizar voos acima de 400 pés no Brasil.

Todos os drones da XMobots apresentam grande autonomia para realizar o mapeamento em vários talhões por voo. Ainda, o mais recente lançamento da empresa, o Dractor 25A, além de mapear, também realiza a pulverização por catação (pulverização precisa e localizada).


O grande destaque e contribuição para o mercado sucroenergético é a câmera multiespectral XMC, esta câmera especialmente modificada pela XMobots, é o único sensor desenvolvido para a assinatura espectral da cana. Registrando imagens pelas bandas RGB e NIR, o sensor XMC permite que o software XFarming consiga detectar facilmente reboleiras e plantas invasoras, assim como falhas de plantio. Este software, também desenvolvido pela XMobots, ainda consegue realizar a restituição automática de linhas de plantio.

Planejamento de voo, monitoramento em tempo real de seus drones, entre outras funcionalidades também são oferecidas pelos softwares desenvolvidos pela XMobots.

Além disso, os clientes XMobots também contam com a facilidade e vantagem do atendimento personalizado e a manutenção que é feita na própria fábrica, aqui no Brasil.

Otimização de tempo no mapeamento de vários talhões por voo, segurança e economia ao produtor na pulverização por catação e retorno de investimento garantido são algumas das grandes vantagens obtidas com os produtos da XMobots.

XMobots na Plataforma de Conexões e Negócios do MundoGEO Connect e DroneShow 2020

A XMobots confirmou sua participação como patrocinadora na Plataforma de Conexões e Negócios do MundoGEO Connect e DroneShow 2020, que este ano acontece no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Durante o evento, a Plataforma de Conexões e Negócios está sendo usada pelos participantes para fazerem networking e também para estabelecerem contato com os patrocinadores, conhecendo seus produtos e serviços.

Presente no mercado de drones desde 2007, a XMobots é uma das principais empresas do Brasil especializada no desenvolvimento e fabricação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) e de tecnologias que auxiliam na entrega de resultados.

A Xmobots desenvolve toda a mecânica, hardware e software presente em seus drones, característica que faz com que os equipamentos que levam a marca XMB sejam reconhecidos pela robustez e confiabilidade em todas as etapas do voo, além de alta acurácia dos dados.

Ao aliar essas características técnicas a um serviço de suporte e pós-venda ágil e eficaz, com rápida taxa de resposta em manutenções e apoio em tempo real ao cliente, a empresa conquistou a confiança do mercado.

Um dos pilares desse crescimento é o histórico em certificação de aeronaves. O comprometimento com a profissionalização do setor contribuiu para que a XMobots se tornasse a primeira empresa do Brasil a ter um drone autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a voar acima de 120 metros e raio de alcance superior a 500 metros.

Tudo isso só foi possível graças ao comprometimento de um time de cerca de 45 profissionais, entre eles mais de 10 engenheiros altamente especializados, que estão construindo uma história de pioneirismo e inovação.

Estande da Xmobots na última edição da feira DroneShowe MundoGEO Connect
Estande da Xmobots na última edição da feira DroneShowe MundoGEO Connect

O apoio da XMobots ao MundoGEO Connect e DroneShow 2020 comprova a confiança da empresa na versão 100% online do evento e no aplicativo como instrumento para fortalecer o networking e permitir o contato com os produtos e serviços dos patrocinadores.

Plataforma de Conexões e Negócios une participantes e patrocinadores

O MundoGEO Connect e DroneShow 2020 terá cerca de 84 horas de conteúdo apresentado por mais de 70 palestrantes e instrutores em 13 cursos, 7 seminários e 1 fórum. Veja a programação completa.

Além destas atividades, as empresas estão participando, neste novo formato, como patrocinadoras do evento através do aplicativo Plataforma de Conexões e Negócios, no qual os inscritos no evento estão conectados.

Confira no vídeo a seguir como funciona o aplicativo desenvolvido pela MundoGEO:



Com esta iniciativa, a MundoGEO segue no seu propósito de disseminar conhecimento, conectar pessoas e gerar negócios. Saiba mais sobre a Plataforma de Conexões e Negócios do MundoGEO Connect e DroneShow 2020.

Fonte: MundoGEO