27 de Junho – Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)


 

geosampa-header

APOIO


Fundação_Vanzolini

ABES_Pilarespng

A HACKATONA | COMO FUNCIONA


 
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), convida você – hacker, desenvolvedor, gestor público, estudante ou apenas uma pessoa criativa – a elaborar soluções tecnológicas a partir dos dados do GeoSampa. Objetivo é trazer um novo olhar acerca da inovação no acesso e no uso dos dados públicos com o desenvolvimento de novas soluções para a Cidade de São Paulo, a partir de uma extensa quantidade de dados e informações georreferenciadas, integradas e disponíveis no GeoSampa.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a MundoGEO, está à frente dessa maratona de desenvolvimento, buscando inovações para otimizar o desempenho, facilitar a vida dos munícipes e melhorar os serviços prestados aos cidadãos que buscam informações na plataforma Geosampa.

O evento reunirá gestores públicos, profissionais experientes e novos talentos na área de tecnologia e gestão da informação visando qualificar o debate para a proposição de soluções para uma cidade inteligente, aberta e conectada, com entrada livre para todos os visitantes da feira MundoGEO Connect 2019.
 

O GEOSAMPA


 
Principal mapa digital da cidade em formato aberto, o GeoSampa busca fortalecer a transparência do poder público – uma das diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Seu conteúdo é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis, entre elas Saúde, Habitação, Assistência Social, Educação, Transportes, Cultura, Verde, Segurança Urbana, Fazenda, Esporte, Urbanismo e Licenciamento.

A plataforma oferece diversos tipos de informações ao usuário, como localização de bibliotecas, museus e teatros, além de escolas públicas, equipamentos de saúde, terminais de ônibus e parques. Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas.

Lançado em 8 de dezembro de 2015, o GeoSampa permanece como referência em dados geoespaciais de São Paulo, tanto que em 2018 alcançou 1,3 milhão de acessos, número 40% maior do que o registrado no anterior.


 

QUEM PODE PARTICIPAR


 
Hackers, desenvolvedores, estudantes, gestores públicos e pessoas criativas dispostas a criar soluções tecnológicas e inovações a partir dos dados disponíveis no GeoSampa. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário disponível no site https://mundogeoconnect.com/2019/geosampa, no período de 27 de março de 2019 até as 23h59 de 13 de maio de 2019 (horário oficial de Brasília). Poderão ser realizadas propostas de inscrições individuais ou em grupos de até seis pessoas. No caso de equipes, um dos participantes da equipe deverá ser indicado no formulário de inscrição como responsável. Não serão permitidas inscrições de pessoas que trabalhem ou prestem serviços à GEOINFO/SMDU e/ou ao MundoGEO, assim como membros da organização do evento.
 

O DESAFIO


 
Propor soluções, aplicações ou inovações para otimizar o desempenho, facilitar a vida dos munícipes, proporcionando a melhoria dos serviços prestados e ampliando o uso do GeoSampa. A Hackatona GeoSampa é uma maratona para desenvolvimento de ferramentas de análise, planejamento e gestão, aplicativos para a smartphones, tablets, entre outros, utilizando dados do GeoSampa – Portal de Informações Geográficas da Cidade de São Paulo, com objetivo de premiar os projetos desenvolvidos nos termos regulados por este instrumento.

Poderão ser produzidos nesta Hackatona soluções tecnológicas tais como sites, aplicativos de celular, gráficos interativos, visualização de dados ou novos serviços.
 

REGULAMENTO


 
Este regulamento contém informações básicas e regras sobre o funcionamento da Hackatona GeoSampa 2019, uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Município de São Paulo e a MundoGEO.

É imprescindível que o candidato leia o inteiro teor deste documento para melhor compreender e aproveitar o evento. Todas as regras e disposições deste documento se aplicarão durante todo o período de realização da hackatona.

1. Do Objetivo

1.1. A Hackatona GeoSampa é uma maratona que visa promover o uso da tecnologia e de soluções tecnológicas na gestão pública, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da Cidade de São Paulo.

1.2 As propostas deverão utilizar os dados disponíveis no GeoSampa priorizando a utilização de software livre e atendendo às especificações do Open Geospatial Consortium – OGC visando a interação entre diversas fontes de dados e informações espaciais.

2. Das Disposições Gerais

2.1. A Hackatona GeoSampa é uma maratona para desenvolvimento de ferramentas de análise, planejamento e gestão, aplicativos para a smartphones, tablets, entre outros, utilizando dados do GeoSampa – Portal de Informações Geográficas da Cidade de São Paulo

2.2. As partes envolvidas na organização e realização deste evento são: Coordenadoria de Produção e Análise da Informação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e MundoGEO.

2.3. A Hackatona GeoSampa consistirá num concurso com objetivo de premiar os projetos desenvolvidos nos termos regulados por este instrumento.

2.4. Poderão se inscrever interessados de qualquer profissão ou habilidade, capazes de utilizar a criatividade e a tecnologia para a criação de aplicativos, soluções, ideias e análises a partir de informações públicas.

2.5. Os participantes deverão utilizar em seus aplicativos dados disponibilizados pelo GeoSampa disponíveis em http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br.

2.6. Poderão ser utilizados outros dados públicos em articulação com aqueles disponibilizados no GeoSampa.

2.7. Poderão ser produzidos nesta Hackatona soluções tecnológicas tais como sites; aplicativos de celular; gráficos interativos; visualização de dados; novos serviços; etc.

3. Data e Local

3.1. A Hackatona GeoSampa acontecerá no dia 27 de junho de 2019, em São Paulo sendo que a abertura das inscrições para participação acontecerá às 10h do dia 27 de março de 2019.

3.2. A cerimônia de premiação precedida pela apresentação dos trabalhos classificados ocorrerá na Feira MundoGEO Connect, no Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, 5º andar, bairro Consolação, São Paulo (SP).

3.3. Os participantes deverão desenvolver seus projetos dentro do período de 27/03/19 a 13/05/19. Os projetos concluídos deverão ser enviados no período de 27/03/19 a 13/05/19 para a comissão julgadora que selecionará os melhores projetos e divulgará o resultado em 29/05/19.

3.4. No dia 27/06/19 os classificados apresentarão seu projetos de forma presencial ao público e à comissão julgadora para classificação final.

3.5 Os classificados deverão ser avisados com a devida antecedência para que possam se organizar e comparecer para a apresentação dos projetos (pitchies) e para a cerimônia de premiação.

4. Das Inscrições

4.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário disponível no site https://mundogeoconnect.com/2019/geosampa, no período de 27 de março de 2019 até as 23h59 de 13 de maio de 2019 (horário oficial de Brasília).

4.2. Poderão ser realizadas propostas de inscrições individuais ou em grupos de até seis pessoas.

4.3. No caso de equipes, um dos participantes da equipe deverá ser indicado no formulário de inscrição como responsável.

4.4. Não serão permitidas inscrições de pessoas que trabalhem ou prestem serviços à GEOINFO/SMDU e/ou ao MundoGEO, assim como membros da organização do evento.

5. Da submissão dos trabalhos

5.1. Os projetos deverão ser enviados exclusivamente pelo site https://mundogeoconnect.com/2019/geosampa.

5.2. O projeto deverá ser apresentado em formato PDF e conter, no mínimo a descrição dos materiais e métodos utilizados e objetivo da solução proposta de forma a permitir a avaliação pela comissão julgadora

5.3. Todos os Campos do formulário de inscrição devem ser preenchidos

5.4 No caso de uso de dados, soluções, ferramentas e outros provenientes de terceiros, a referência à fonte deverá ser obrigatoriamente citada.

6. Dos desafios e dados a serem utilizados

6.1. Deverão ser utilizados nos projetos inscritos e desenvolvidos os dados disponíveis no GeoSampa em qualquer dos formatos existentes. Outras bases de dados públicas poderão ser usadas preferencialmente de forma articulada aos dados disponibilizados pelo GeoSampa.

6.2. Durante o período de 27/03/19 a 13/05/19, os participantes contarão com mentorias via webinar em datas a serem previamente divulgadas no portal do evento.

7. Da Participação

7.1. Os participantes deverão dispor de computadores pessoais. Não serão disponibilizados computadores pela organização do evento.

7.2. No local do evento, os participantes terão acesso à infraestrutura para apresentação dos trabalhos classificados.

7.3. Os participantes deverão arcar com as despesas de locomoção e hospedagem necessárias à participação no evento.

7.4. O participante garante, ao se inscrever e concordar com este regulamento, que a solução/aplicação desenvolvida para fins dessa Hackatona será de domínio público, sendo a garantia desse cumprimento de responsabilidade do participante.

7.5. Menores de 16 anos só poderão participar acompanhados de um responsável legal.

8. Da Apresentação dos Projetos Classificados

8.1. Ao fim da maratona de desenvolvimento, os projetos/soluções classificados deverão ser apresentados ao público e à comissão julgadora

8.2. A ordem de apresentação dos projetos será definida pela Comissão Organizadora do evento.

8.3. Cada equipe terá no máximo 15 minutos para a apresentação de seu projeto aos participantes do evento e à Comissão Julgadora.

9. Da avaliação dos projetos

9.1. A Comissão Julgadora será designada pelo GEOINFO/SMDU e MundoGEO e composta por profissionais de reconhecida atuação com os temas: dados geoespaciais, gestão urbana, tecnologia ou afins.

9.2. O processo de avaliação será iniciado em 14/05/19 (fase 1) com a classificação das melhores soluções recebidas. No evento em 27/06/19 a Comissão Julgadora divulgará a classificação daqueles trabalhos habilitados na fase 1, seguida da divulgação do resultado final.

9.3. Os trabalhos serão avaliados em cinco quesitos: 1) interesse público, 2) usabilidade, 3) criatividade, 4) sustentabilidade e 5) qualidade técnica.

9.3.1. No quesito (1) interesse público, será avaliada a contribuição da solução desenvolvida para a melhoria da prestação de serviço público e para a solução de problemas enfrentados pelos munícipes na cidade de São Paulo, em específico, os usuários do GeoSampa

9.3.2. No quesito (2) usabilidade, será avaliado grau de inclusão do usuário na utilização da ferramenta/solução desenvolvida, seja no aspecto facilidade ou pela possibilidade do mesmo contribuir para a melhoria dos serviços prestados.

9.3.3. No quesito (3) criatividade, será avaliado se o projeto apresenta solução inovadora.

9.3.4. No quesito (4) sustentabilidade será avaliado o potencial de continuidade e consolidação do projeto, visando a geração de melhorias duradouras, o envolvimento contínuo das partes envolvidas (poder público e cidadãos) e os investimentos necessários para manutenção

9.3.5. No quesito (5) qualidade técnica, será avaliado o nível de conhecimento e embasamento técnico utilizados para desenvolvimento da solução e sua adequação ao objetivo proposto.

9.4. Os projetos vencedores serão aqueles que obtiverem o maior somatório geral das notas atribuídas por todos os componentes da Comissão.

9.5. Serão premiados, de acordo com as notas finais, os três projetos mais bem pontuados.

9.6. Em caso de empate, o maior somatório das notas atribuídas pelos componentes da Comissão Avaliadora para o quesito interesse público será utilizado como critério de desempate.

10. Dos Resultados e Premiação

10.1. Os resultados serão divulgados no local do evento, no dia 27 de junho de 2019 e posteriormente publicados nos portais da Prefeitura de São Paulo e MundoGEO

10.2. Premiação (a ser definida)

11. Da Propriedade intelectual

11.1. O Proponente e sua respectiva equipe declaram e garantem a originalidade de sua proposta e que irão adotar todas as providências necessárias para que o projeto não implique infração à direitos de propriedade intelectual e de sigilo de terceiros, respondendo o Proponente única e exclusivamente pelas infrações a que der causa.

11.2. Considerando que a presente chamada diz respeito a um evento de colaboração e co-criação, o proponente abre mão de quaisquer direitos de propriedade intelectual sob os protótipos e de demais resultados advindos desta Hackatona. Entretanto, o proponente deverá manter o mais completo e absoluto sigilo até a publicação dos resultados.

11.3. O proponente declara estar ciente e concordar que os proponentes participantes da Hackatona GeoSampa e quaisquer terceiros que tenham acesso ao conteúdo publicado, poderão explorar livremente os resultados do evento, sem qualquer restrição ou limitação de qualquer natureza ou tempo e sem que seja devida remuneração ao proponente.

Parágrafo único. A cessão de direitos de uso de propriedade intelectual não constitui cessão de título de propriedade, podendo os autores utilizá-la como bem lhes convier para outras finalidades, sem fins comerciais.

12. Das Disposições Finais

12.1. Todos aqueles que preencherem o formulário de inscrição de projetos na Hackatona GeoSampa automaticamente concordam com os termos deste Regulamento.

12.2 O participante reconhece que sua inscrição e eventual participação no Evento é feita de forma gratuita e não-onerosa, bem como, na hipótese cabível, não constitui compromisso ou promessa de qualquer relação presente ou futura com os organizadores do Evento.

12.3. Dúvidas sobre este Regulamento podem ser enviadas à Comissão Organizadora por meio do site https://mundogeoconnect.com/2019/geosampa e/ou email editorial@mundogeo.com

12.4. A organização da Hackatona se reserva o direito de resolver arbitrariamente conflitos que possam acontecer no decorrer do concurso, mas se compromete em manter a transparência das suas decisões.

12.5. Os casos omissos e eventuais dúvidas referentes a este Edital serão resolvidos e esclarecidos pela organização do evento.

12.6. A organização poderá adiar ou cancelar o evento caso não alcance a quantidade mínima de inscritos, sem ter que arcar com qualquer ônus.


 

PREMIAÇÃO


 
Promovido entre o Município e a MundoGeo – portal especializado em geolocalização e drones –, a Hackatona GeoSampa 2019 vai premiar os três melhores projetos.

Os trabalhos recebidos serão avaliados em cinco quesitos:
• Interesse público
• Monitoramento participativo
• Criatividade
• Sustentabilidade
• Qualidade técnica

Os melhores serão classificados e premiados no dia 27/06/19, durante o MundoGEO Connect.

Conheça os projetos finalistas (em ordem alfabética):

• Descobrindo e mapeando a diversidade tipomórfica em São Paulo: em busca da inteligência coletiva na cidade espontânea por intermédio do ‘BigData’ disponibilizado pelo GeoSampa
Fernando Gomes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

• Modelo de distribuição de arquivos estáticos do GeoSampa
Thomas Len Yuba – São Paulo Urbanismo

• Rios DesCobertos – O resgate das águas da cidade
Alexandre Sahade Goncalves – Estúdio Laborg
 

CALENDÁRIO



março


abril


maio


junho


lege Inscrições e Recebimento dos Trabalhos | 27/03/19 a 13/05/19
lege Mentoria | 25/04/19 e 08/05/19
lege Julgamento (FASE 1) | 14/05/19 a 28/05/19
lege Classificação dos finalistas e divulgação | 29/05/19
lege Apresentação dos classificados e premiação | 27/06/19
 

PROGRAMAÇÃO


9h30 às 10h30
 
05 anos de GeoSampa: a gestão do Sistema de Informações Geográficas na maior cidade da América Latina
Apresentação do histórico da construção do SIG ao longo dos anos, quais são os atuais mecanismos de gestão e os desafios a enfrentar frente ao grande volume de informações e a alta demanda do cidadão.
SMDU/GEOINFO

 

10h30 às 12h30
 
Geotecnologias na Gestão Pública da Cidade de São Paulo
Como órgãos municipais e a sociedade civil vêm utilizando os dados e as ferramentas disponíveis para o seu planejamento, melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao cidadão.
Secretarias Municipais, Sociedade Civil e Universidade GEOINFO


14h às 16h30
 
Hackatona GeoSampa
Apresentação dos pitchies e cerimônia de premiação

 

16h30 às 18h
 
Oficina GeoSampa
Aqui os participantes poderão navegar pelo GeoSampa, conhecendo seu conteúdo e funcionalidades. Para os que já são usuários, dúvidas poderão ser esclarecidas com os monitores que também receberão sugestões no evento.
SMDU/GEOINFO

ENVIE SEU PROJETO


 
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Participantes que já enviaram trabalhos e que tiverem dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: editorial@mundogeo.com

Hackatona GeoSampa

27 de Junho – Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)