IFSC confirma participação na feira MundoGEO Connect 2019

Apoio comprova a confiança no potencial do mercado de Geotecnologias e no evento que é o maior da América Latina no setor

curso tecnico em agrimensura do ifsc no mundogeoO Curso Técnico em Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) confirma presença no eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Professores e alunos estarão presentes no evento para divulgar o curso técnico e apresentar um protótipo para a modelagem tridimensional de relevo e superfície com tecnologia de Virtualidade Aumentada. A estrutura é montada em uma caixa com areia, projeções e computador. O IFSC mostrará de forma dinâmica e interativa as características básicas da modelagem.

Completando 53 anos em 2019, o Curso Técnico em Agrimensura é o mais antigo do IFSC, mas se engana quem imagina que a tecnologia não chegou em nosso cotidiano, a estrutura curricular de ensino vem sempre acompanhando as demandas do mercado para a formação de um profissional que atenda as necessidades atuais da profissão.

O curso conta com um laboratório de GNSS, um Laboratório de Geoprocessamento e um Laboratório de Automação Topográfica, sendo esses três ambientes informatizados, utilizados como sala de aulas com capacidade para 27 alunos cada.

Além dos três referidos laboratórios temos também o Laboratório de Topografia, espaço em que todos os equipamentos e assessórios são cuidadosamente guardados, com variadas marcas e modelos o Curso Técnico em Agrimensura conta com RPA (drone), Laser Scanner, receptores GNSS, Estações Totais e Níveis que são utilizados com bastante frequência em aulas práticas.

Dois espaços tão importante quanto aos laboratórios são o Museu Ênio Miguel de Souza e a Biblioteca Lucio Mendes. O referido museu possui um acervo amplo de equipamentos nacionais e internacionais. O museu divulga seu acervo em um boletim digital que pode ser acessado pelo site http://sites.florianopolis.ifsc.edu.br/agrimensura/boletim-museu.

A Biblioteca Lucio Mendes possui um acervo de livros de topografia, geodésia, agrimensura e engenharia a disposição dos professores e alunos, sendo sem dúvida a maior biblioteca setorial do IFSC e talvez uma das com maior acervo da área de agrimensura do Brasil. Todo material e informações do Curso Técnico em Agrimensura do IFSC está disponível no site http://agrimensura.florianopolis.ifsc.edu.br.

Atualmente, conta com mais de 270 alunos matriculados e 16 professores e parte dessa turma estará pelos estandes e corredores da feira. O apoio do Curso Técnico em Agrimensura do IFSC ao MundoGEO Connect e DroneShow só comprova a confiança dos expositores no potencial do mercado e no sucesso do evento, que é o maior da América Latina no setor de Geotecnologias.

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Instagram-Imagem-Post-B3Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa e garanta sua vaga! Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento: