Luiz Paulo Souto Fortes

Diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Engenheiro Cartógrafo pelo IME (1981), Mestre em Ciências e Computação pelo IME (1997), e PhD em Engenharia de Geomática pela Universidade de Calgary, Canadá (2002). Tem trabalhado no IBGE nos últimos 28 anos, ocupando atualmente a posição de Diretor de Geociências. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Luiz Paulo Souto FortesExerce a posição de Secretário-Executivo da Comissão Nacional de Cartografia – CONCAR, órgão colegiado do Ministério do Planejamento que está coordenando a implantação da Infraestrutura Nacional de dados Espaciais – INDE, com a ativa participação de diversas instituições públicas, dos três níveis de governo, e privadas.

Ao longo de sua carreira também tem desempenhado funções em organismos internacionais na área de Geociências, onde se destacam a Presidência do Projeto SIRGAS, de 1993 a 2007, responsável pela implantação na América Latina deste moderno e preciso Sistema Geodésico de Referência; membro da Associação Internacional de Geodésia; do Comitê Diretivo do Sistema de Observação Geodésica Global (GGOS, da sigla em inglês); do Serviço Internacional GNSS (IGS, da sigla em inglês); Presidência do Comitê Nacional da União Geodésica e Geofísica Internacional – UGGI; e desde 2009 a Presidência do Comitê Permanente para Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas – CP-IDEA, no âmbito da Divisão de Estatística das Nações Unidas.

Luiz Paulo Souto Fortes foi Keynote Speaker na Sessão de Abertura do MundoGEO#Connect, evento realizado de 14 a 16 de junho de 2011 em São Paulo (SP). Fortes foi o ganhador do Prêmio MundoGEO#Connect na categoria Personalidade da Década no Setor de Geotecnologias.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

*


Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free