MundoGEO#Connect 2011 tem 88% de aprovação

Já estão disponíveis os números e as avaliações do MundoGEO#Connect, evento realizado de 14 a 16 de junho em São Paulo (SP) que contou com participação expressiva da comunidade de geotecnologias. Foram mais de 7,5 mil profissionais conectados, sendo 900 participantes de seminários e mini-cursos, 1,8 mil visitantes da feira e mais de 5 mil internautas que acompanharam o evento online, pelo Twitter e através de webinars, que transmitiram 10% da programação do evento. Além de uma feira de produtos e serviços, com as principais empresas do setor, o MundoGEO#Connect contou com uma extensa lista de atividades que incluiu seminários, mini-cursos, workshops e encontros de usuários.

Segunda edição do evento já está confirmada para maio de 2012.

Foram mais de 110 palestrantes, incluindo vários internacionais, como Joel Campbell, presidente da Erdas; Raymond Kevin, diretor global de produtos de topografia da Topcon; Dale Lutz, vice-presidente de desenvolvimento e co-fundador da Safe Software; Ruediger Wagner, gerente de produtos de imageamento da Leica Geosystems; Wolfgang Biedermann, CEO da RapidEye; Mike Renslow, representante da ISPRS; Tarun Bhatnagar, diretor de geo corporativo para as Américas da Google, entre outros.

A organização do evento realizou uma pesquisa sobre o MundoGEO#Connect 2011, para que a segunda edição, já confirmada para 29 a 31 de maio de 2012, seja um sucesso ainda maior. Entre os visitantes da feira e participantes dos seminários e mini-cursos, 87% aprovaram a data, organização e infraestrutura do local, 88% participariam novamente e  recomendariam o MundoGEO#Connect aos colegas, enquanto 85% avaliaram como excelentes ou bons os temas abordados.

Destacaram-se também os eventos paralelos, promovidos pela Prefeitura de São Paulo, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Vale, entre outros. Nesses encontros o objetivo foi apresentar e debater com a comunidade o estágio atual dos projetos de geotecnologias. Os patrocinadores também realizaram vários eventos simultâneos, que atraíram visitantes à feira, como o Encontro de Usuários do software FME, promovido pela empresa Inovação; e sobre o futuro do agronegócio no Brasil, organizado pela Digibase.

A revista do evento está disponívem https://mundogeoconnect.com/2011/revista2011.php

Prêmio MundoGEO#Connect

Além das atividades, o Prêmio MundoGEO#Connect foi uma inovação na área de geotecnologia, escolhendo os melhores profissionais e empresas do setor, divididos em 13 categorias. Na premiação das melhores empresas da área de geo, os grandes vencedores foram a Engemap, a Sisgraph e o grupo Santiago & Cintra. O principal prêmio, de profissional da década, teve como ganhador Luiz Paulo Souto Fortes, diretor de geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e membro do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC).

Vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect.

Perfil dos participantes

Estiveram em São Paulo produtores e usuários da geoinformação de todos os estados brasileiros, participantes de Angola, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Argentina e Chile, além de executivos da Europa, Ásia e América do Norte. Os participantes brasileiros vieram da região Sudeste (61%), Sul (18%), Centro Oeste 8%, Nordeste 8% e Norte 5%.

Estes participantes atuam 50% no setor privado, 34% no setor público e 16% na área de ensino e pesquisa. Quanto aos cargos, 32% são diretores ou presidentes, 33% gerentes ou coordenadores, e 35% vêm do setor técnico.

Em relação ao setor de atuação dos participantes, 20% trabalham com cadastro técnico, 17% com gestão territorial, 21% nos setores de meio ambiente e recursos naturais, 21% com utilities e infraestrutura, enquanto 14% usam geotecnologias na área de business intelligence.

MundoGEO#Connect 2012

Muitas mudanças estão sendo feitas para o próximo ano. “Em 2012 teremos mais espaço para acomodar uma feira 50% maior e auditórios adicionais para eventos paralelos, nas áreas de defesa, meio ambiente, geolocalização, gestão de cidades, petróleo, gás, mineração, etc.”, afirma Emerson Granemann, diretor e publisher do Grupo MundoGEO. “Várias empresas estão interessadas em realizar encontros de usuários durante o evento. O MundoGEO#Connect se consolida como o principal encontro da América Latina no setor de geotecnologia”, conclui.

Segundo Eduardo Freitas, coordenador técnico do MundoGEO#Connect, no próximo ano haverá mais opções de atividades. “Para 2012, ampliaremos o espaço de palestras e debates para profissionais de países da América do Sul. Esta troca de experiência é fundamental para o crescimento do mercado. Além disso, será ampliado o tempo dos debates, proporcionando ainda mais interatividade entre os presentes, usando o modelo de talk show”, explica.