29 de Maio de 2012 das 9h às 17h45
Baixe aqui o arquivo com a apresentação do Curso Introdução e Conceitos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), em formato pdf. Caso o link não abra, acesse pelo link http://www.mundogeoconnect.com/2012/arquivos/29k/Moema_Jose_de_Carvalho_Augusto_MundoGEOConnect_2012.pdf.
Neste curso serão abordados conceitos iniciais sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), mostrando a sua razão de ser, seus benefícios e como os produtores e usuários podem participar.
A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) é uma iniciativa do governo brasileiro que foi instituída pelo Decreto 6.666, de 27/11/2008, com a seguinte definição: “Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal”.
A INDE tem o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais. Para que a INDE seja considerada uma iniciativa de sucesso, se busca formar uma Comunidade no Brasil que use e mantenha a INDE permanentemente atualizada.
Este curso é indicado a gestores ou técnicos interessados em conhecer a iniciativa da INDE, sob seus aspectos organizacionais, bem como os benefícios de adesão.
Tópicos
– Definição/ conceito de informação geoespacial
– Informação geoespacial – usos e aplicações
– Conceitos de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE)
– Motivações globais para a organização de IDE
– Componentes de IDE
– INDE – a IDE do Brasil
– Marcos legais da INDE
– Plano de Ação da INDE
– Ciclos da INDE
– Componentes da INDE: Portal SIGBrasil; O Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG); Visualizadores da INDE
– O Comitê da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (CINDE) – objetivos e Grupos de Trabalho (GT)
Instrutora
Moema José de Carvalho Augusto. Graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Moema Augusto também é pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua como Assistente da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2008. No período de 2003 até 2005 chefiou a Coordenação da Cartografia, na produção cartográfica do Instituto, desde a coleta de informações até a finalização de cartas em várias escalas, inclusive a Carta Internacional ao Milionésimo do Brasil. Participou de comissões nacionais e internacionais, inclusive do Projeto de Mudança do Referencial Geodésico (PMRG) e da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), onde coordena a Sub-Comissão de Dados Espaciais. No Programa de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-PING) participa do sub-grupo que discute as questões de intercâmbio de informações geográficas. É membro do Grupo de Peritos das Nações Unidas em Nomes Geográficos, tendo participado da delegação brasileira na 23ª Sessão realizada em Viena, em abril de 2006, e da 9ª Conferência de Nomes Geográficos da ONU realizada em Nova York em 2007. Foi responsável pela criação do Grupo de Trabalho em Nomes Geográficos do IBGE. Coordena o Grupo de Trabalho de Divulgação do CINDE.