Geotecnologias são ferramentas para otimizar ações

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, o maior evento do setor geoespacial na América Latina, adiciona em sua grade o Curso Geomarketing e Aplicações, que irá acontecer no dia 29 de maio, com foco no perfil do consumidor, pontos de venda e planejamento de marketing. O instrutor do curso será José Augusto Sapienza Ramos, pesquisador e coordenador-técnico no Laboratório de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O objetivo deste curso é entender como o comportamento dos consumidores e como os diversos processos de marketing funcionam, pela ótica espacial. “Tipos de consumidores estão mais ou menos concentrados no espaço e a avaliação do acesso aos pontos de venda da sua rede de varejo ou dos concorrentes envolvem também análise espacial. Além disso, o alcance de diversos tipos de publicidade pode ser avaliado no espaço, assim como a carência de produtos ou serviços que também possuem um padrão geográfico”, explica José Augusto.

O curso é dividido em quatro módulos, e, ao final destes, serão apresentados exemplos práticos de como aplicar as técnicas descritas. “Por exemplo, há um módulo sobre Geomarketing e Pontos de Venda. Ao final desse módulo eu mostrarei um estudo de caso, abordando marcos críticos no processo de decisão neste tipo de análise espacial”, conta o instrutor.

Marketing espacial

Uma das grandes diferenças entre o Geomarketing e o Marketing Espacial reside no ferramental e raciocínio com os resultados da ferramenta. Enquanto o primeiro se atém à reunião de um conjunto de técnicas para trabalhar com dados geográficos, no segundo se pensa os conceitos do Marketing sobre o espaço geográfico.

“[Podemos usar o Marketing Espacial] quando pesquisamos formas de otimizar a venda de produtos, adaptando-os ao perfil do público consumidor local; quando estudamos colocar um outdoor perto da concorrência para atrair seu público de acordo com variáveis espaciais; quando otimizamos geograficamente uma cadeia de suprimentos ou uma rede de fornecedores para diminuirmos o custos; também em serviços públicos, quando decidimos locação de escolas ou delegacias e avaliamos o impacto da ação; ou até quando avaliamos a disposição de uma vitrine de acordo com o perfil do público ao redor”, detalha José Augusto.

As inscrições para o curso já estão abertas, basta acessar o link http://loja.mundogeo.com/loja/product.asp?store=107630&template_id=6&partner_id=1004&dept_id=2&pf_id=201210.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>