Seminário aborda padrões de dados geoespaciais

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), ocorrerá um curso sobre padrões de dados geoespaciais, com a presença do Coronel Omar Antonio Lunardi, representando a Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), uma das mais importantes instituições relacionadas a dados geoespaciais no Brasil.

O curso Padrões dos Dados Geoespaciais da INDE do Brasil acontece paralelamente ao evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, no dia 30 de maio, das 9h às 17h45. Nele, serão abordados conceitos e as principais características da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e padrões como Especificação Técnica para a Estrutura de Dados Geoespaciais (ET-EDGV), necessário para aqueles que contratam, produzem, fiscalizam ou apenas são usuários de dados vetoriais associados a bancos de dados; a Especificação Técnica para a Aquisição de Dados Geoespaciais (ET-ADGV), fundamental para os que produzem e a aqueles que contratam e devem fiscalizar dados geoespaciais recebidos; e a Especificação Técnica dos Produtos de Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG), para determinar as características técnicas de produtos originados dos dados geoespaciais.

Veja quais os principais questionamentos referentes a padrões de dados geoespaciais, que também serão esclarecidos durante o curso:

> Quais são os tipos e as características do dados geoespaciais da INDE?
> Quais são os padrões previstos para os dados geoespaciais oficiais e qual é a finalidade de cada especificação técnica?
> Quais as especificações que um contratante deve observar ao licitar a aquisição de dados geoespaciais?
> O que um produtor de dados geoespaciais deve saber para que seu produto não seja rejeitado em uma auditoria técnica?
> Como estão estruturados os dados geoespaciais?
> O que um usuário deve saber para extrair o máximo de informações de um dados geoespacial?
> Qual deve ser acurácia posicional absoluta final para um produto de conjuntos de dados geoespaciais?
> Quais são produtos e quais são os seus elementos de qualidade?
> Quais os macro processos envolvidos na produção cartográfica?

Para participar deste curso, é preciso ter conhecimento básico em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e base de dados. A programação completa está disponível em https://mundogeoconnect.com/2012/grade/curso-padroes-dos-dados-geoespaciais-da-inde/ .

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 é um local de encontro entre profissionais do mercado e a comunidade do setor geoespacial, para a troca de conhecimento e negócios, por meio de cursos, palestras, seminários, workshops e feira de produtos e serviços, que tem entrada gratuita. Este ano, a média de visitantes no evento, como um todo, deve ser de 10 mil pessoas, superando os números da última edição, a qual contou com 7.500 participantes.

Serviço
Curso: Padrões dos Dados Geoespaciais da INDE do Brasil
Data: 30 de maio, das 9h às 17h45
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)
Informações e inscrições: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/curso-padroes-dos-dados-geoespaciais-da-inde/

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>