MundoGEO revela pesquisa sobre imagens de satélites

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), terá em sua grade seminários e cursos voltados ao uso do sensoriamento remoto nas áreas de meio ambiente, mineração, agricultura, infraestrutura, gestão territorial, entre outras.

Em março de 2012, o MundoGEO iniciou uma série de pesquisas que tem como objetivo esquadrinhar a indústria geoespacial no Brasil e na América Latina. A primeira pesquisa foi sobre sensoriamento remoto e mostrou que quase metade dos usuários, na maioria do tempo, trabalha com integração de imagens com GIS, seguido de processamento de imagens, enquanto uma pequena parcela trabalha com a coleta direta de dados ou com o compartilhamento das informações.

Quando perguntados sobre qual veículo coleta as imagens, cerca de 85% citou os satélites, 14% aviões e apenas 1% Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Já sobre os sensores, 80% usam dados obtidos por câmeras óticas, 11% radar, 5% laser e 4% outros (termais, por exemplo).

Sobre as necessidades dos usuários, praticamente dois terços falaram que precisam somente de dados geográficos, enquanto o restante tem como demanda uma solução corporativa completa que permita tomar decisões.

Já quanto aos atributos para escolha de um produto de sensoriamento remoto, também era possível escolher mais do que uma opção. Assim o resultado foi o seguinte: qualidade 66%, precisão e/ou acurácia 65%, preço 57%, facilidade de uso 38%, rapidez na entrega 23%, dados tridimensionais 21% e suporte 12%.

MundoGEO#Connect

No primeiro dia do MundoGEO#Connect acontece o Curso Sensoriamento Remoto, abordando os conceitos e características de ferramentas como as imagens óticas, radar ou laser. Será apresentado também um panorama sobre os sensores disponíveis atualmente e os lançamentos previstos para os próximos anos. O instrutor do curso será Luiz Eduardo Vicente, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Já no dia 30 ocorre um seminário sobre VANTs & Aerofotos, que irá trazer especialistas para apresentar e debater as principais características de cada tipo de veículo e imagem (óticas, laser e radar) e os resultados das aplicações por empresas privadas e públicas.

E por fim, o terceiro e último dia contará com o Seminário Imagens de Satélite, para apresentar as características de cada tipo de imagem (óticas e radar) e suas aplicações nas áreas de meio ambiente, energia, óleo & gás, mineração, agricultura, florestal, infraestrutura e gestão territorial .

Serviço
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)

Curso Sensoriamento Remoto
Data: 29 de maio
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/curso-sensoriamento-remoto/

Seminário VANTs & Aerofotos
Data: 30 de maio
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/seminario-vants-aerofotos/

Seminário Imagens de Satélite
Data: 31 de maio
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/seminario-imagens-de-satelite/

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>